Apesar da desaceleração do varejo nos anos de crise, o e-commerce brasileiro continua a dar sinais de que o caminho para o sucesso em vendas é virtual. Mas, para acompanhar o crescimento do setor, é importante que os lojistas também estejam preparados para as novas tendências de consumo.

Entre os recentes movimentos observados no varejo online está a força que o mobile commerce tem ganhado. Com o intuito de demonstrar a evolução da modalidade, que consiste no comércio virtual realizado por meio de dispositivos móveis (smartphones ou tablets), apresentamos o infográfico desenvolvido pelo UmSóLugar, que destaca o share do mercado adquirido nos últimos anos e as categorias líderes em pedidos.

De acordo com dados da 37º edição do Webshoppers, estudo segmentado promovido pela Ebit, os resultados do e-commerce, em geral, continuam animadores. O ano de 2016 foi encerrado com expansão nominal de 7,4% e um faturamento de R$44,4 bilhões, enquanto que, em 2017, o setor fechou o período com números ainda melhores, faturando R$ 47,7 bilhões, ou seja, um crescimento nominal de 7,5%.

Somente no ano passado, o uso de dispositivos móveis para compras online bateu 27,3% de share do mercado virtual. Acompanhando um aumento ininterrupto, observa-se que a média de crescimento anual da modalidade é de 56,7%, ao longo dos últimos cinco anos.


Ainda na primeira metade de 2017, ao menos três categorias sempre listadas entre as top 10 em vendas online como um todo já lideravam os pedidos m-commerce. São ele Moda e acessórios (15%), Casa e decoração (14%) e Saúde, cosméticos e perfumaria (12%).

Para 2018, o relatório prevê que o share em compras por meio de dispositivos móveis possa atingir 37% do número total de pedidos online. Diante dessa realidade, volta à tona a discussão sobre a importância de se oferecer ao público plataformas consistentes com o intuito de qualificar a experiência de consumo, fidelizar os clientes e atrair novos compradores.