Por que serviços?

O setor de serviços já é a maior e mais influente atividade econômica em nível global. Até mesmo economias menos desenvolvidas, como várias da África, já encontram nos serviços a sua atividade predominante. É também neste setor que a maior parte das pessoas encontrará não apenas o seu primeiro emprego, mas, também, o emprego das suas vidas.

Mas os serviços se tornarão ainda mais influentes ao longo das próximas décadas. Profundas mudanças na organização e nas tecnologias de produção, mudanças das preferências dos consumidores e, sobretudo, mudanças na natureza dos bens e serviços estão alterando e transformando o funcionamento das economias modernas. De fato, bens e serviços estão se combinando através de uma relação cada vez mais sinergética e simbiótica para formar um terceiro produto que nem é um bem industrial tradicional, nem tampouco um serviço convencional. A OCDE estima que, quando calculado em valor adicionado, os serviços corresponderão a 75% do comércio global até 2025 – hoje, os serviços já são 54% do comércio e perfazem a maior parte dos investimentos diretos estrangeiros. A economia digital, face mais sofisticada da economia de serviços, já é, mas será ainda mais a fonte predominante da criação de valor.

A despeito da sua importância, a “servicização” das economias e a economia digital ainda são relativamente pouco exploradas, em especial em países emergentes. Sabemos muito menos do que deveríamos para dar conta dos desafios de desenvolver políticas privadas e públicas adequadas e que enderecem as perguntas relevantes. E também sabemos relativamente pouco sobre as implicações dos serviços e da economia digital, incluindo na competitividade das empresas e dos países, crescimento econômico, bem-estar das famílias, mercado de trabalho, comércio internacional, fluxo de capitais, investimentos, tecnologias e desenvolvimento econômico.

Este blog tem como objetivo contribuir para o debate seja através de posts, dicas de referências bibliográficas, dados e divulgação de eventos. O blog pretende ser um espaço aberto e democrático para discussão.

Esperamos que o blog lhe seja útil. A sua contribuição e participação serão muito bem-vindas. Venha participar deste debate!

Quem somos?

Editores

Bernardo Mueller

Bernardo é professor do Departamento de Economia da Universidade de Brasília e autor dos livros Brazil in Transition: Beliefs, Leadership and Institutional Change (2016) e Institutional and Organizational Analysis: Concepts and Applications (2018).

 

Carlos Alberto Ramos

Professor do Departamento de Economia, UnB. Graduação Universidad de Buenos Aires, Mestrado na Universidade de Brasília, doutorado na Université Paris-Nord.

 

 

Geovana Lorena Bertussi

Geovana Lorena Bertussi é Professora Adjunta IV do Departamento de Economia da Universidade de Brasília. Ministra disciplinas nas áreas de Economia Brasileira, Macroeconomia e Economia da Infraestrutura, com ênfase nos setores de transportes e energia elétrica.

 

 

Vanessa Carvalho

Analista de Comércio Exterior, exerce atualmente o cargo de Assessora na Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP).
É responsável pelo tema de comércio exterior de serviços, coerência regulatória, comércio eletrônico e economia digital no Ministério. Organiza missões e trabalha com a análise e o posicionamento, pelo MP, nas negociações de acordos comerciais nos referidos temas.
Economista, possui mestrado e está atualmente no programa de doutorado em economia na Universidade de Brasília. Possui especialização em avaliação de políticas públicas e programas (2012). Recebeu diploma de excellency pelo seu desempenho no Programa Profissional em Política Industrial promovido pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial – UNIDO (2016). Possui sete anos de experiência nos temas de economia internacional, comércio exterior, política industrial e análise setorial, compras públicas e investimentos. Desde 2015, pesquisa e publica sobre transformação digital e desenvolvimento econômico.
Foi analista na Coordenação – Geral de Estudos e Informações Estratégicas da Secretaria Executiva do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços e coordenadora – geral substituta de Investimentos e Assuntos Internacionais na Secretaria de Competitividade e Produtividade Industrial naquele ministério. Foi também consultora para Assuntos Econômicos na Embaixada Britânica de Brasília. As opiniões expressas no blog são pessoais e não expressam as das organizações à qual está vinculada.

Equipe

João Pedro Arbache

João é graduando em Economia na Universidade de Brasília – UnB. Atualmente, auxilia na manutenção, edição do blog, além de atuar nas redes sociais do site.

 

 

 

Fundadores

Jorge Arbache

IMG_1915 (2)Jorge tem experiência nas áreas governamental, setor privado, organizações internacionais e academia. Tem se dedicado às agendas de crescimento econômico e de políticas setoriais, incluindo competitividade, produtividade, inovação, tecnologia, educação, comércio internacional, investimentos e competição. Atualmente encontra-se afastado das atividades rotineiras do blog, pois está no cargo de  Vice-Presidente para o Setor Privado do Banco de Desenvolvimento da América Latina – CAF. Foi Secretário de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento, é Professor de Economia da Universidade de Brasília e membro dos conselhos de administração do BNDES e da Logigás. Foi chefe da assessoria econômica do Ministério do Planejamento e assessor econômico da Presidência do BNDES. Foi economista sênior do Banco Mundial em Washington, DC, onde, dentre outras funções, dirigiu várias edições do relatório anual do Banco para a África. Jorge é colunista (licenciado) no Jornal Valor Econômico. As opiniões são pessoais e não expressam, necessariamente, as das organizações à que está vinculado.

Rafael Moreira

Rafael é economista, com graduação pela Universidade de Maryland (EUA) e mestrado pela Universidade de Brasília – UnB, atualmente encontra-se afastado das atividades do blog pois está cursando seu Doutorado em Economia pelo Graduate Center da City University of New York – CUNY (EUA). Foi analista na área de estudos e pesquisas do Sebrae Nacional de 2010 a 2016, onde coordenou diversos trabalhos com bases primárias e secundárias de alcance nacional. De 2016 a 2018, foi assessor da Diretoria de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, tendo coordenado o programa de Transformação Digital da instituição. Em junho de 2015, começou o blog Economia de Serviços com Jorge Arbache. Seus interesses de pesquisa envolvem serviços, economia digital, produtividade, micro e pequenas empresas, comércio exterior e empreendedorismo.